Pela defesa dos direitos digitais em Portugal




A Wikimedia e a D3 realizaram uma parceria que levou o presidente da D3, Eduardo Santos, a estar por uma semana nos escritórios da Wikimedia, em Bruxelas, numa partilha de conhecimentos e experiências que incidiu principalmente no dossier da reforma europeia do direito de autor.

Graças a esta esta parceria, na última semana foi possível à D3 realizar reuniões no Parlamento Europeu com a eurodeputada Marisa Matias, o eurodeputado João Ferreira, e com assistentes do eurodeputado Fernando Ruas e do eurodeputado Marinho e Pinto. A D3 reuniu ainda com o conselheiro Ricardo Castanheira, da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.

A D3 agradece a disponibilidade de todos os que aceitaram receber a associação, e considera que todas as reuniões foram extremamente positivas. Infelizmente, verificamos que continuam a existir divergências de base entre a nossa posição e a posição do governo português em relação aos filtros de upload do art. 13º da reforma europeia do direito de autor, mas consideramos que a reunião permitiu uma melhor compreensão de ambos os lados da questão, e ajudará de futuro a melhorar a discussão pública sobre o tema.

A D3 agradece à Wikimedia o convite para esta colaboração, que certamente continuará a dar mais frutos no futuro.

Sobre:
A Wikimedia é o movimento global por trás de projectos de conhecimento livre como a Wikipédia.