Está actualmente em discussão na União Europeia uma reforma da legislação de direito de autor. Estas reformas são raras, os seus efeitos costumam perdurar por muitos anos e as consequências das decisões que forem tomadas terão um impacto directo na vida de todos os cidadãos.
Em cooperação com a EDRi, COMMUNIA e Wikimedia, estamos a organizar um workshop dedicado à reforma europeia do direito de autor, os seus desafios, perigos e oportunidades.
O que pensas de vir a ter todos os teus memes, textos de blog ou vídeos privados filtrados por uma máquina europeia de censura? O que achas de não poderes fazer cópias dos teus próprios conteúdos culturais? De que forma o direito de autor afecta a liberdade de expressão no nosso dia a dia? E acima de tudo, o que podemos fazer para, juntos, mudar esta situação em que multinacionais falam em nome dos autores e limitam os nossos direitos fundamentais?
Os objectivos da School of Rock(ing) EU Copyright passam por “abanar” os participantes e por formar uma equipa de “copyfighters” para lutar pelos direitos dos utilizadores na agenda legislativa europeia. Vamos debater sobre quais são os assuntos mais preocupantes para o interesse público e sobre o que podemos fazer para trazer o tema para o espaço público, de forma a chegar aos cidadãos e políticos, quer a nível europeu, quer a nível nacional.
The School of Rock(ing) EU Copyright decorrerá em Lisboa, no espaço Anjos70 - Núcleo Criativo do Regueirão (Regueirão dos Anjos, nº 70, Lisboa), nos dias 20 e 21 de Outubro de 2017 (Sexta-feira entre as 17h e as 20h30; Sábado entre as 10h00 e as 18h30, interrompendo para almoço e coffee break).
O workshop é destinado a cerca de 15 participantes, sendo leccionado em inglês.
Informação sobre inscrição, selecção de participantes e reembolso de despesas
A selecção dos participantes será feita pelas organizações responsáveis pelo evento. O financiamento de despesas visa garantir uma igualdade de oportunidades a todos os interessados em participar no evento, independentemente da sua capacidade financeira ou localização geográfica (dentro do território nacional). A proveniência e o nível de financiamento requerido serão considerados na selecção de participantes, procurando-se atender a critérios de diversidade de participantes.
Dadas as limitações existentes a nível de financiamento, pedimos aos candidatos que procurem as soluções mais económicas (por exemplo, vôos em classe executiva ou hotéis de 5 estrelas estão claramente fora de questão). Pedimos aos candidatos que invistam algum tempo para se informarem acerca dos custos prováveis da viagem e/ou alojamento, de forma a poder dar à organização uma estimativa segura para essas despesas, aquando da inscrição. A devolução dos valores suportados seguirá as seguintes regras:
- Até uma semana após a realização do evento, serão reembolsadas aos participantes que o tenham requerido as despesas de deslocação e/ou alojamento que comprovadamente tenham suportado (por favor, guardar todas as facturas e documentos - serão necessários para o reembolso).
- A organização reserva o direito a não reembolsar valores acima do orçamento/estimativa definido pelo participante no acto de inscrição.
- O reembolso de despesas pressupõe a participação em ambos os dias do evento.
- No caso de algum interessado em participar no evento não ter disponibilidade financeira para assumir inicialmente os custos de deslocação e/ou alojamento, pedimos que entre em contacto com a Associação D3, de forma a encontrar-se uma solução.
Qualquer dúvida, por favor contactar através de email ou através do fórum da Associação D3.
O prazo para inscrições termina no dia 8 de Setembro de 2017. Os participantes serão seleccionados e contactados pela organização até ao dia 15 de Setembro de 2017.
Actualização: Os candidatos seleccionados serão contactados até dia 20 de Setembro, quarta-feira. Pedimos desculpa pelo atraso.
>>> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO <<<