Menu

ePrivacy: Carta aberta aos Estados-Membros

Vinte e oito associações da sociedade civil, incluindo a D3, enviam hoje uma carta aberta aos Estados-Membros da União Europeia, a propósito da reforma e-Privacy.

Ao mesmo tempo que o recente escândalo Facebook/Cambridge Analytica faz levantar novas vozes - quer da sociedade civil quer políticas - que defendem a necessidade de salvaguardar a privacidade online dos cidadãos, continuam as dificuldades em fazer passar tal mensagem aos principais decisores políticos.

Ler mais

Associação D3 dá palestra sobre direitos digitais em escola de Setúbal

A Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais, na sua missão de defender os direitos e liberdades fundamentais no contexto digital, irá no próximo dia 22 de Março, pelas 20h, dar uma palestra sobre os direitos digitais para os alunos do ensino nocturno EFA- Educação e Formação de Adultos, da Escola Secundária Sebastião da Gama em Setúbal.

Ler mais

A falsa dicotomia entre autores e tecnológicas; o silêncio sobre os direitos fundamentais.

Tivemos hoje notícia de que o “Governo revê posição sobre direitos de autor após anúncio da Google”. Na mesma notícia, lê-se que “a situação já levou mesmo a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) a entregar uma carta ao primeiro-ministro, que foi subscrita por cerca de 250 autores e criadores nacionais”. Posteriormente, durante a tarde de Sábado veio o Ministério da Cultura emitir comunicado em que "assegura que mantém defesa dos direitos de autor".

Ler mais

Parceria com Wikimedia leva D3 a Bruxelas

A Wikimedia e a D3 realizaram uma parceria que levou o presidente da D3, Eduardo Santos, a estar por uma semana nos escritórios da Wikimedia, em Bruxelas, numa partilha de conhecimentos e experiências que incidiu principalmente no dossier da reforma europeia do direito de autor.

Graças a esta esta parceria, na última semana foi possível à D3 realizar reuniões no Parlamento Europeu com a eurodeputada Marisa Matias, o eurodeputado João Ferreira, e com assistentes do eurodeputado Fernando Ruas e do eurodeputado Marinho e Pinto. A D3 reuniu ainda com o conselheiro Ricardo Castanheira, da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia.

Ler mais

D3 - Defesa dos Direitos Digitais torna-se observador junto da EDRi

A Associação D3 - Defesa dos Direitos Digitais obteve o estatuto de observador junto da European Digital Rights (EDRi).

A EDRi é uma associação que reúne organizações originárias de vários países europeus e internacionais dedicadas à defesa dos direitos digitais dos cidadãos. Foi fundada em 2002 e está sediada em Bruxelas. As suas prioridades de acção para os próximos anos são: privacidade, vigilância, neutralidade da internet e a reforma europeia do direito de autor.

Actualmente a EDRi não contava com qualquer representante português. A obtenção do estatuto de observador permitirá à D3 uma melhor integração nas discussões e movimentações a nível europeu no que respeita à defesa dos direitos digitais.

Ler mais